Economia Verde Competitiva

Conheça propostas para agregar valor aos produtos da indústria brasileira.

A Agenda CEBDS acredita em transformações pelo desenvolvimento sustentável do Brasil e apoia os critérios da economia verde competitiva, os quais agregam valor aos produtos da indústria brasileira.
Veja outros objetivos:

SITUAÇÃO ATUAL

Matriz energética “limpa” como diferencial para os produtos brasileiros (42% de fontes renováveis).
Produtos brasileiros contribuem menos para emissões de GEE, mas isso ainda não se traduz em ganho de competitividade para o país.

ONDE QUEREMOS CHEGAR

Aumento da exportação de produtos brasileiros (em volume e variedade) com baixa intensidade de carbono em comparação aos produtos de outros países.

 

SITUAÇÃO ATUAL

As compras públicas no Brasil movimentaram, em 2012, cerca de 20% do PIB nacional. Contudo, mesmo após a efetivação de importantes legislações em âmbitos federal e estadual, critérios de sustentabilidade foram aplicados em apenas 0,1% dessas compras.

ONDE QUEREMOS CHEGAR

Os principais organismos públicos aplicam critérios de sustentabilidade na tomada de decisão, tanto para contratação pública quanto para elaboração de políticas, transformando o governo em impulsionador de produtos sustentáveis, oferecendo escala e reduzindo os custos.

 

SITUAÇÃO ATUAL

Incentivos fiscais do governo federal arrecadados em 2008 – 2012 foram alocados nos setores que registram maior crescimento nas emissões de GEE.

Em contrapartida, menos de R$ 10 bilhões foram investidos pelo poder público em crédito e incentivos tributários para atividades sustentáveis.

Linhas de financiamento específicas para mudança do clima são pouco acessadas.


ONDE QUEREMOS CHEGAR 

Uma estrutura tributária brasileira simples e transparente, com padrão homogêneo, incentivando as atividades com maior eficiência na c

Redução de emissões de GEE, sobretudo, nos setores em que se desenvolvem soluções de negócios capazes de dar escala à mitigação da mudança do clima, sem acarretar em custos elevados.

 

SITUAÇÃO ATUAL

No Brasil, as mulheres representam 60% dos universitários e aproximadamente 50% dos estudantes de pós-graduação. Contudo, esse aumento da qualificação não significou a construção da igualdade plena entre homens e mulheres no mercado de trabalho.


ONDE QUEREMOS CHEGAR

Criar um ambiente favorável para o desenvolvimento da mulher no mercado de trabalho em todas as esferas e em seus mais diferentes papéis na sociedade.

 

SITUAÇÃO ATUAL

Tanto países quanto empresas, através do PIB e do balanço contábil, respectivamente, medem seu sucesso em termos de ganhos econômicos. No entanto, as organizações geram custos e benefícios sociais e ambientais que não são refletidos nesses instrumentos. Os custos globais de GEE do setor industrial primário são estimados em US$ 2,7 trilhões.

ONDE QUEREMOS CHEGAR

Ampla aplicação de mecanismos de mensuração de desempenho do desenvolvimento sustentável.

 


1: 18/54
2: 8/54
3: 7/54
4: 8/54
5: 13/54

Veja qual foi a proposta mais compartilhada: